Como não gastar muito em Gramado. Roteiro final de semana e planejamento de gastos - Diário de Viagem Parte 2

setembro 16, 2016

Como tínhamos pouco tempo na cidade, era essencial ter o mínimo de organização em mente para tentar aproveitar ao máximo. E com o roteiro você não perde tanto tempo.
Saímos daqui com o roteiro pronto. Listei os lugares que pretendíamos conhecer, e como faríamos isso. Inclusive utilizei muito google maps para ver a distância entre os lugares.
Deixo aqui o nosso roteiro.

ROTEIRO DE VIAGEM GRAMADO E CANELA – MHILKA E RODRIGO

IDA 26/08 VOO 6733--> Saída:  06:26 / Chegada:  11:27 POA
VOLTA 28/08 VOO 5412 --> Saída:  16:04 / Chegada:  20:26 VIX
CARRO - Movida (no aeroporto loja 105/10 TPS1)
POUSADA - Acácia Negra (rua Acácia Negra, nº 161)

Dia 01 - 26/08 Sexta
Ida pela rota romântica: BR 116 + RS 235 Sentido Nova Petrópolis
Ir na Fashion Outlet  em Novo Hamburgo (Almoçar). Nova Petrópolis: labirinto e jardim das flores.
Ir na pracinha, fonte do amor eterno, rua coberta, parque algum lugar (já comprado)
... alguma vinícola.
Jantar no café com bolinho (não precisa agendar) – comprado.

Dia 02 - 27/06 Sábado
De manhã ir até Canela – degustação de queijos e vinhos em lojinha perto da catedral de pedra. Catedral de pedra, mundo a vapor...  voltar conhecendo os museus.
Ir na fábrica da Caracol, cervejaria Rasen, Mundo de chocolate (não precisa agendar), e cervejaria Gran Bier (16hs com 2 chopes) – comprados. Lago negro.
A noite - Jantar – Fondue no Riviera.

Dia 03 - Domingo
Dia livre. Acordar cedo e tentar fazer alguma coisa que não conseguimos e sair de Gramado até as 12hs. Ou sair mais cedo e conhecer POA.
É claro que nem tudo sai como planejado. Mas conseguimos cumprir o roteiro em sua totalidade e fizemos muito mais do que previsto, com exceção de Novo Hamburgo e Nova Petrópolis que optamos por não conhecer.

Além do roteiro, fizemos uma planilha de gastos contendo o que já pagamos, o que faltava pagar e uma previsão de quanto gastar. A planilha achei no blog Excelease e nos ajudou muito.

Compramos muita coisa antes mesmo de sair de casa. Se você também pretende fazer a viagem sem gastar rios de dinheiro uma boa dica é fazer uso dos sites de compras coletivas. Fizemos diversas compras através desses sites, entre eles: O laçador de Ofertas, o Tche Ofertas, O La Iguana, ainda tem também o Groupon e o Peixe Urbano aos quais podemos recorrer.

Uma outra dica para economizar é com o estacionamento. Nas ruas mais centrais os estacionamentos são rotativos, requerendo o pagamento de uma quantia para permanecer por 3 horas. Porém nas ruas laterais (atrás da igreja, ou em outras próximas) não existe esse sistema. Deixamos nosso carro todos os dias nessas ruas e não tivemos problema nenhum. Até porque a cidade é muito segura e tudo é muito perto. Então fica a dica!

Se você não conhece a cidade como nós não conhecíamos, vale a pena pagar pelo GPS. Ele foi essencial.